Páginas

23/12/2020

FELIZ NATAL DECOLORES!


"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz."
(Isaías 9,5)

É tempo de luz, felicidade e amor.

E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Renovação, fé em Jesus, compromisso com anúncio do Reino de Deus, docilidade ao Espírito Santo, fermentar de Evangelho nossos ambientes.

Desejamos a todos da família Decolores, um Feliz Natal e um vitorioso Ano Novo, de mais perdão mútuo e esperança no Senhor!

Decolores! Viva a Vida!!

 

Coordenação MCC Arquidiocese de Aracaju-SE

Regional NE 3.1

24/11/2020

MCC GED Aracaju realiza Assembleia Diocesana na modalidade online dias 30/11 e 03/12/2020

O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Aracaju realizará a Assembleia Diocesana dias 30/11 e 03/12/2020 na modalidade online devido à pandemia.

*Convocação ASSEMBLEIA DIOCESANA MCC GED 2020* 

Irmãos Decolores da Arquidiocese Aracaju, a Paz!

Em conformidade com o Estatuto Canônico do MCC e Regimento Interno GED, considerando Pandemia e reunião do GED que definiu data, convoco-os para Assembleia Diocesana Anual do MCC GED Aracaju 2020 Online que será realizada nos dias 30/11/2020 e 03/12/2020, sempre às 19h, com o tema "MCC: o Profetismo como caminho de santificação", com a presença  Celso Pereira, Coordenador Regional, de Pe. José roberto, Assessor Nacional e Pe. Bosco Leite, Assessor Eclesiástico Diocesano.

A Missa de Ação de Graças pelos 48 anos do MCC em nossa Arquidiocese será presencial dia 04/12/2020 às 19h30 na Paróquia N. S. da Luz (Jabutiana, Aracaju) celebrada por Padre João Bosco Leite.

Inscrições: até 29/11/2020 clicando no link: https://forms.gle/hF23TkQpzBWdE7h66

Acesse Ofício de Convocação

"O Amor de Cristo nos impulsiona!" (2 Cor 5,14)

Fraternalmente,

Otacílio J. R. Cerqueira

Coordenador Diocesano MCC GED Aracaju


14/11/2020

MENSAGEM DA CNBB SOBRE ELEIÇÕES 2020

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após reunião virtual de seu Conselho Permanente, realizada na quarta-feira, 28 de outubro, divulgou uma mensagem sobre as Eleições municipais deste ano. No documento, a entidade expressou, à luz da Doutrina Social da Igreja Católica e do magistério do Papa Francisco, a compreensão sobre a política como um conjunto de ações pelas quais se busca uma forma de convivência entre indivíduos, grupos e nações que ofereçam condições para a realização do bem comum.

O Conselho Permanente da CNBB é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da Conferência e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo, nos limites do Estatuto da entidade. É constituído pela presidência da CNBB, pelos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais (CONSEP) e os membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais (CONSER), os 18 regionais da entidade.

A CNBB entende que os cristãos, leigos e leigas, não podem “abdicar da participação na política” (Christifideles Laici, 42). “Esse protagonismo é próprio do laicato. Cabe a ele, de maneira singular, a exigência do Evangelho de construir no mundo o bem comum na perspectiva do Reino de Deus. O clero, guiado pela Doutrina Social da Igreja e atendo-se às normas da igreja quanto à sua participação na vida político-partidária, assume o que lhe é específico nas suas responsabilidades políticas quando cuida da formação, incentiva e acompanha o laicato”, diz um trecho.

Papel e perfil de prefeitos e vereadores

Em um trecho do documento, a Conferência aponta o dever dos prefeitos e vereadores eleitos: “contribuir com ações  eficazes, nos campos da saúde, educação, segurança, transporte, assistência social, moradia, direito à alimentação e proteção da família, entre outros. Darão bons frutos os  políticos que priorizarem o bem comum e a vida plena, desde a concepção até a morte natural, de todos dos cidadãos, sem quaisquer discriminações, nunca buscando seus próprios interesses pessoais e corporativos”.

A CNBB chama a atenção dos cristãos católicos a estarem atentos quanto ao histórico e ao perfil dos candidatos, alertando que “não pode produzir bons resultados o político que atenta contra a vida, trabalhando por políticas públicas que favoreçam o aborto, fazendo campanha eleitoral com discursos de ódio, defendendo o uso da violência, o recurso às armas e se atrelando ao tráfico de drogas e às milícias. Quem não se compromete com os excluídos e se mostra indiferente diante da morte de pessoas e das graves feridas do meio ambiente não merece o voto de quem deseja uma sociedade justa e democrática”. Confira, abaixo, a íntegra da mensagem.

06/11/2020

"O Voto nas eleições" - Dom Valmor Chagas

O sentido da democracia e a responsabilidade individual na definição do voto, na liberdade de se escolher candidatos, estão inscritos nas eleições. É, como se costuma dizer, uma “festa da democracia”, com resultados que repercutem na vida de todos. Uma “festa” que não pode ser celebrada de qualquer modo. É preciso discernir e escolher adequadamente os candidatos. O sistema democrático assegura a participação dos cidadãos na eleição de diferentes opções políticas e garante aos governados a possibilidade de controlar seus governantes. Mas, dentro dessas possibilidades da democracia, merece especial atenção o alcance e o peso do voto nas eleições.

A “festa da democracia” nas eleições é frequentemente precedida por iniciativas de conscientização a respeito do exercício da liberdade e do dever de votar. Um processo educativo que busca amadurecer entendimentos relacionados à organização e ao sentido das instituições democráticas. Nem sempre se tem a clareza requerida a respeito de processos, tarefas e responsabilidades no contexto de democracias. Trata-se de algo tão complexo que, a cada eleição, se faz necessária a retomada de princípios e entendimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Partilham-se critérios que contribuem para escolhas mais assertivas na hora do voto. Entre esses princípios está a compreensão de que uma autêntica democracia só é possível em um Estado de direito e a partir de adequada concepção sobre o ser humano.

03/11/2020

MCC da Arquidiocese de Aracaju realiza estudo sobre a Exortação Apostólica “Gaudete et Exultate”


A coordenação do MCC na Arquidiocese de Aracaju orienta as Escolas Vivenciais, Setores e  Núcleos pertencentes ao GED que utilizem como material de estudo no mês de novembro/2020 a Exortação Apostólica “Gaudete et Exultate” em grupo. Além n
o dia-a-dia, em família, no trabalho ou nas Ações sociais, tentar percorrer os vários caminhos da santidade propostos por ela, conforme Carta de Padre Beraldo, da Equipe Sacerdotal do Grupo Executivo Nacional do Movimento (GEN).

Baixar os arquivos:

Exortação

Carta de Pe. Beraldo Out20

Avante Decolores! Abraço!!

Fraternalmente,

Otacílio Cerqueira

Coord. Diocesano MCC GED Aracaju

04/10/2020

MCC da Arquidiocese de Aracaju promove formação sobre Ensino Social da Igreja, dia 05

O MCC da Arquidiocese de Aracaju, realiza dia 05 de outubro às 20h, uma formação online aberta ao público interessado, sobre “O Ensino Social da Igreja e a Evangelização”, tema que será aprofundado pela Professora da PUC-Campinas, sra. Maria Soares, tema que faz parte das celebração do mês missionário.

Acessar clicando no link: https://meet.google.com/vvh-uowx-bnj

Famílias unidas em missão! Cristo conta com você!

DECOLORES, VIVA À VIDA!

14/09/2020

MCC Aracaju realiza formação sobre “Profetismo no AT e Novo Testamento”

O MCC da Arquidiocese de Aracaju, realiza nesta segunda-feira (14), às 20h, uma formação online aberta ao público interessado, sobre “Profetismo no Antigo e Novo Testamento”, tema que será aprofundado pelo Padre Videlson Teles, mestre em teologia bíblica, tema que estimula à leitura frequente das Escrituras Sagradas nesse mês de celebração à Bíblia.

Acessar clicando no link: https://meet.google.com/vtw-yoda-pec

Famílias unidas em missão! Cristo conta com você!

DECOLORES, VIVA À VIDA!

21/08/2020

Escola de Formação MCC Aracaju promove palestra com Padre Bosco Leite sobre vocação sacerdotal

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, na Arquidiocese de Aracaju, realiza nesta segunda-feira (24), às 20h, uma formação online sobre ““Vocação sacerdotal: chamado para exercer um serviço de amor””, tema que será aprofundado pelo Assessor Eclesiástico Diocesano, Padre João Bosco Leite, que acompanha o MCC na direção espiritual.

O evento está inserido na programação da Escola Vivencial de Formação da família Decolores para celebrar o mês vocacional. 

Para acessar ao encontro basta clicar no link: https://meet.google.com/wso-guxb-wkt

Famílias unidas e em missão! 

Cristo conta com você!

Decolores! Viva a vida!

17/08/2020

MCC Aju promove formação online com Coordenador do GEN sobre o tema "Eu e minha casa serviremos ao Senhor"

 O Movimento de Cursilhos de Cristandade, na Arquidiocese de Aracaju, realiza nesta segunda-feira (17), às 20h, uma formação online sobre o “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, tema que será aprofundado pelo coordenador nacional do MCC, Wladimir Francisco Comassetto. 

O evento está inserido na programação da Escola Vivencial de Formação da família Decolores para celebrar o  mês vocacional. 

Para acessar ao encontro basta clicar no link: https://meet.google.com/cxc-oqao-nhp

Famílias unidas e em missão! 

Cristo conta com você!

13/08/2020

Igreja no país se une em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil” próximo sábado, 15

 

No próximo sábado, das 6h da manhã às 21h, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organizou o “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”. Ao meio dia os sinos das catedrais brasileiras balarão em memória das mais de 104 mil vítimas da Covid-19, por seus familiares e pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo Coronavírus. Os momentos de oração poderão ser acompanhados pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e também pelos canais de TV de inspiração católicas do país.

10/08/2020

MCC Aju realiza Formação Online sobre o “Protagonismo dos fiéis leigos, na Igreja e na Sociedade”

 

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, na Arquidiocese de Aracaju, realiza nesta segunda-feira (10), às 20h, uma formação online sobre o “Protagonismo dos fiéis leigos, na Igreja e na Sociedade”. Esse tema será aprofundado pela presidente do Conselho Nacional do Laicato (CNLB), Sônia Oliveira.
O evento está inserido na programação da Escola Vivencial de Formação da família Decolores para celebrar o mês vocacional.
Para acessar ao encontro basta clicar no link: https://meet.google.com/gqs-eyon-vtd

19/07/2020

MCC Aracaju promove palestra de Irmã Ivete sobre Epístola aos Romanos



ESCOLA VIVENCIAL MCC GED ARACAJU
Data: 20.07.2020 (seg)
Tema: "Carta aos Romanos"
Mensageira: Irmã Ivete Holthman (Congregação N. S. de Sion)
Início: 20:00

1) Para entrar direto na Sala na hora da reunião pelo Celular:
- Ter baixado o Aplicativo Google Meet
Entrar com no link-código>> https://meet.google.com/tje-pcde-afw
(pedir para participar)

2) Pelo NOTEBOOK: link >> https://meet.google.com/tje-pcde-afw

3) Orientações:
. Prepare-se antes e evite ruídos.
. Espírito de oração e estudo
. [Se precisar código: tje-pcde-afw]

Família Decolores unida!
Cristo conta com você!
MCC GED Aracaju-SE

29/05/2020

MCC expressa eterna gratidão a Dom Luciano Duarte

O Movimento de Cursilhos de Cristandade expressa eterna gratidão a Dom Luciano José Cabral Duarte, falecido há dois anos, em 29 de maio de 2018, que foi o responsável pela implantação do Movimento em Sergipe através da Arquidiocese de Aracaju em 1971, tendo sido também o seu primeiro Assessor Eclesiástico.

24/05/2020

Coordenador Nacional do MCC faz palestra na Escola Vivencial GED Aracaju

Dia: 25.05.20200
Início: 20:00h
Tema: “Carisma e Espiritualidade”
Facilitador: Wladimir Francisco Comassetto (Coordenador Nacional do MCC)
Direção espiritual: Padre João Bosco Leite
Participantes: Família Decolores
Abertura da Sala Virtual: 19:30h
Acesso pelo Aplicativo Google Meet (celular ou notebook) pelo link seguinte:
https://meet.google.com/jew-zgxh-kju

Fiquemos juntos em oração, formação e ação, como Família Decolores!
Decolores! Viva a Viva!

Otacílio Joaquim R. Cerqueira
Coordenador Diocesano MCC
Arquidiocese de Aracaju-SE

04/05/2020

MCC GED Aracaju realiza Escola Vivencial sobre Nossa Senhora

Data: 04 de maio de 2020
Tema: "Maria Santíssima: co-redentora e Mãe da Esperança"
Mensageiro: Pe. Alan Valença
Abertura da sala: 19:30
Início: 20:00 (desligue áudio)
Transmissão pelo aplicativo Google Meet pelo link informado pelo GED.

Família Decolores unidade! Viva a vida!

01/05/2020

No Dia do Trabalho, presidente da CNBB exorta: "Momento é de união"


“Que ninguém seja deixado para trás”, pediu Dom Walmor de Oliveira

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira, 1º de maio, celebração de São José Operário, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, manifestou, por meio de uma mensagem em vídeo, seu apoio e compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil neste tempo difícil em que o país vive com as crises sanitária, política e econômica.

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL
Amado irmão, amada irmã, saúde e paz!
Primeiro de maio, 2020, dia do trabalhador e trabalhadora sem grandes manifestações – com muita gente sem emprego. O número de desempregados está crescendo mais rápido em nosso país com a crise advinda da pandemia do coronavírus. Além de tantos outros que estão parados há mais de um mês e tem dificuldade para garantir o sustento para família. Aliada a crise sanitária e econômica, o Brasil ainda vive uma crise social e política. A situação é grave, precisamos de líderes éticos, humanistas, comprometidos com a saúde do povo, especialmente dos pobres e vulneráveis com a preservação de vidas competentes com a geração de empregos.
“Sem trabalho não há dignidade, mas nem todos os trabalhos são dignos”, ensina o Santo padre o Papa Francisco. Por isso, neste Dia do Trabalhador, celebração de São José Operário, rezo e convido você a também dedicar preces a todos que ainda são excluídos – vivem sem trabalho digno. Cada um de nós, criados à imagem e semelhança de Deus, temos, na nossa essência, a vocação para o trabalho. Trabalhar é, pois, muito mais que simplesmente ambicionar dinheiro ou posses. Trata-se de assumir a vocação humana de contribuir para um bem maior – da sociedade, da Casa Comum, de toda a obra da criação.
Todos merecem um trabalho digno, que garanta o próprio sustento e o bem estar da própria família. É preciso, assim, vencer as muitas formas de escravidão, que distorcem o sentido do trabalho, desconsiderando que cada ser humano é filho de Deus. Neste dia do trabalhador, os cristãos são especialmente convocados a se indignar com a submissão do trabalho a uma lógica econômica perversa, que privilegia a geração de desigualdades – poucos concentrando muito dinheiro e tantas pessoas – absoluta maioria – excluídas, desempregadas ou sem trabalho digno.
O momento é de união de esforços público e privado para que ninguém seja deixado para trás. O Estado tem o dever de dar prioridade aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras em situação de vulnerabilidade. É fundamental que o Estado adote políticas claras na contramão dos interesses espúrios do lucro e dos privilégios excludentes, vergonhosos e injustos. É urgente uma economia que se volte para o desenvolvimento integral, preservando emprego, renda e trabalho na cidade e no campo. Aí, especialmente, não permitindo legislações que não favoreçam o desmonte da sobrevivência do camponês. A você trabalhador que está sofrendo as consequências da crise sanitária e política: saiba que você não está sozinho. Enquanto ela persiste, Deus está do seu lado – Deus estará sempre do seu lado. A solidariedade é o grande remédio para um mundo novo, justo e fraterno. Estamos juntos nessa travessia e sairemos mais forte dela. Sejamos guiados pela esperança e pela fé.
São José Operário, patrono da Igreja e protetor dos trabalhadores e trabalhadoras, a exercer com dedicação o próprio trabalho. Sensibilize o coração de todos, especialmente de políticos, empreendedores, dirigentes e gestores, sobre a necessidade de oferecer trabalho digno a cada pessoa num desenvolvimento integral para uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Contem com minhas orações, compromisso e amizade. Deus vos abençoe copiosamente.
Brasília-DF, 1º de maio de 2020
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte – MG
Presidente da CNBB
* Fonte: CNBB

17/04/2020

Inscrições para Cursos da Pastoral Juvenil do Brasil prorrogadas


Foram prorrogadas até o dia 30 de abril as inscrições para os Cursos de Capacitação da Pastoral Juvenil do Brasil oferecidos pela Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da plataforma de ensino à distância.

16/04/2020

Mensagem do Presidente do OMCC - A criação de estruturas formais do Movimento



A CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS FORMAIS DO MCC

Um passo necessário.
Eu quero dizer
Simultaneamente com a expansão mundial do Movimento, estão sendo estabelecidas suas estruturas básicas de serviço, que realmente moldarão o MCC como tal (IF3, 20).
Eu quero dizer
Essa organização nos permite continuar caminhando juntos para fazer o MCC cumprir sua missão de evangelizar, como discípulos de uma Igreja sempre presente.

Juan Adolfo Moguel Ortiz
Presidente do OMCC

03/04/2020

CNBB esclarece sobre confusões em relação à fé que circulam nas redes sociais a respeito da Covid-19


Na última sexta-feira, 27 de março, pela primeira vez, o mundo se uniu em oração ao Papa Francisco para acompanhar, direto da Praça São Pedro vazia, a bênção extraordinária Urbi et Orbi – que geralmente é feita apenas no Natal e na Páscoa. O momento de oração foi um pedido pelo fim da pandemia do novo coronavírus. Além disso, Francisco concedeu indulgência plenária – que é o perdão do mal causado como consequência do pecado – aos fiéis.

30/03/2020

MCC GED Aracaju abre Escola Vivencial Virtual com o tema da CF 2020

Dia: 30.03.20 (segunda-feira)
Abertura da Sala Virtual:  19:30h
Início do encontro: 20:00h
Facilitador: Prof. Gouveia Couto
Espiritualidade: "Como ver, sentir compaixão e cuidar?"

Direção espiritual: Padre João Bosco Leite
Participantes: Família Decolores


26/03/2020

CNBB recomenda ao episcopado brasileiro manter o distanciamento social


A Conferência orienta os bispos que as igrejas podem permanecer abertas, porém, de modo como tem sido feito até agora apenas para orações individuais, transmissões online, etc.
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, na tarde desta quinta-feira, 26 de março, a todos os arcebispos e bispos católicos, a orientação sobre qual postura tomar quanto aos decretos do Poder Executivo Federal, incluindo o Decreto 10.292 (art. 3º, inciso 39), assinado ontem, que afirma que, dentro dos serviços públicos e atividades essenciais, encontram-se as “atividades religiosas de qualquer natureza”.

22/03/2020

Dom João dirige mensagem de fé e esperança ao povo de Deus


O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, dirige uma mensagem de fé e esperança a todo o povo de Deus, a propósito da grave realidade em que se encontra o nosso país. Ele exorta aos fiéis para que permaneçam unidos nas orações e na solidariedade fraterna, ao mesmo tempo em que suplica a intercessão de Nossa Senhora da Conceição e a bênção de Deus a todas as famílias.
Dom João também renova apelo no sentido de que sejam intensificadas todas as medidas de precaução com relação ao coronavírus.

Assista ao vídeo clique

18/03/2020

Coronavírus. Comunicado Oficial do Arcebispo determina medidas de prevenção



O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, acaba de divulgar um importante Comunicado ao Clero e a toda comunidade católica da nossa Arquidiocese, com medidas preventivas em vista da Pandemia do Coronavírus (COVID-19). Essas medidas serão válidas pelo período de 30 dias ou até que a catástrofe não esteja devidamente contida.

Leia na íntegra o Comunicado do arcebispo:
Aracaju, 16 de março de 2020.

Reverendíssimos sacerdotes e caríssimos diocesanos,

A nossa solicitude pastoral urge dar respostas, tomando as devidas precauções diante da epidemia COVID-19, mais popularizada pelo nome "coronavírus", que se espalha por nosso País e se achega aos limites da nossa Igreja particular de Aracaju.
Neste sentido, por zelo ao rebanho que o Senhor, Bom Pastor, nos concedeu, determinamos por um mês ou até que a catástrofe não esteja devidamente contida:
1) Estejam as igrejas abertas e arejadas, inclusive para a visitação dos fiéis;
2) Em nossa autoridade (cf. Cân. 1248, parágrafo 2), dispensamos do preceito da Santa Missa dominical os idosos, as gestantes e as pessoas em situação de risco na saúde; estas pessoas se unam espiritualmente à participação do Sacrifício Eucarístico pelos diversos meios de comunicação social, que o transmitirão;
3) Determinamos que sejam cancelados os encontros, as catequeses, os eventos pastorais, inclusive as procissões que deverão ocorrer pela Semana Santa;
4) Havendo a Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, no momento da Adoração da Cruz, evite-se que os fiéis beijem-na; para tanto, proceda-se o que diz o Missal Romano: "[...] o sacerdote toma a cruz e, de pé diante do altar, convida o povo em breves palavras a adorá-la em silêncio, mantendo-a erguida por um momento" (Pág. 261, n.19);
5) Estão cancelados os mutirões de confissões, o que não exime os sacerdotes de estarem disponíveis em suas paróquias ou afins para o devido atendimento aos fiéis diariamente, inclusive para conceder-lhes os sacramentos e assistirem-nos pela caridade;
6) Segundo as possibilidades, nas entradas dos templos haja álcool-gel 70° para higienização das mãos dos fiéis;
7) Para que a assembleia seja diminuída em número de participantes, haja a disponibilidade de multiplicarem-se os horários das missas dominicais;
8) No rito de paz, estejam os fiéis isentos da manifestação da paz e da caridade por abraços, apertos de mãos e outra saudação;
9) Não desprezando a notificação da Congregação do Culto Divino, de 03 de abril de 1985, sobre a liberdade do fiel de receber a Sagrada Comunhão diretamente na boca ou na mão, instruo que, mantendo o devido respeito pela presença real de Cristo na Eucaristia e a vigilância pertinente para que pequenos fragmentos do pão eucarístico não se percam, seja distribuída aos fiéis a Divina Comunhão apenas na espécie do pão à mão do comungante. Para tanto, cabe aos sacerdotes que, antes da distribuição, faça breve catequese acerca da maneira correta de comungar;
10) Autorizo e recomendo vivamente que, durante os dias de semana, desde que não seja solenidade, celebre-se a Santa Missa usando o formulário do Missal Romano "Em tempo de guerra e calamidade" (cf. pág. 912-913, n. 23) ou um dos dois formulários "Em qualquer necessidade" (cf. pág. 917, n. 38);
11) Para afastar o flagelo desta epidemia, inculco aos fiéis a récita diária do Santo Terço, confiando ao patrocínio maternal da Imaculada Conceição a saúde do nosso povo;
12) Estejam, por fim, os pastores de almas próximos aos que deles precisarem, de maneira especial aos doentes e profissionais de saúde.
Valendo-me da compreensão de todos e, em mais uma vez, consagrando a nossa Arquidiocese a Virgem Maria, concedo a todos afetuosa bênção.

Dom João José Costa, O.Carm.
Arcebispo Metropolitano de Aracaju

01/03/2020

Setorização Formação, Espiritualidade e Missão – experiência da Diocese de Foz do Iguaçu


APRESENTAÇÃO
Cultivar a presença de Cristo
“‘Eu estarei sempre convosco, até o fim do mundo’ (Mt 28,20). Essa certeza, acompanhou a Igreja durante dois milênios (…); dela devemos auferir um novo impulso para a vida cristã, melhor, fazer dela a força inspiradora de nosso caminho. É com a consciência dessa presença do Ressuscitado entre nós que hoje fazemos a pergunta feita a Pedro, no fim de seu discurso em Pentecostes, em Jerusalém: ‘O que devemos fazer?’ (At 2,37)” (João Paulo II, Carta Novo Millennio Ineunte sobre o início do novo milênio, n. 29).
“O que devemos fazer?”
Nas últimas décadas, a Igreja no Brasil tem procurado dar uma resposta adequada a essa pergunta, incentivando as pequenas comunidades. Variam os nomes em nossa Igreja: São chamados de setor, mini-setor, grupos de família, grupo de reflexão – mas o objetivo é idêntico: criar a presença de Jesus Cristo em nosso meio. Foi ele mesmo que nos deu esse poder: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18,20).
Para ter Jesus em nosso meio, há somente uma exigência: reunir-se em seu nome. Ele, então, iluminará nossas vidas com sua Palavra, nos dará sua força e nos levará ao encontro de irmãos e irmãs que, sob mil rostos, têm o seu rosto. Este rico subsídio, servirá, certamente, para dar nova motivação a estes encontros. E é preciso que isso aconteça. Afinal, a setorização é uma prioridade em nossa Igreja Particular (Diocese). É um extraordinário espaço de evangelização num mundo que é cada vez mais urbano e que tende a isolar as pessoas num individualismo nada evangélico.

14/02/2020

Exortação “Querida Amazônia”, comentada por dom Vital Corbellini, bispo de Marabá (PA)


Em artigo, o bispo de Marabá (PA), na região Norte do país, dom Vital Corbellini, manifestou a acolhida à Exortação Pós Sinodal “Querida Amazônia” como resultado do Sínodo que se realizou de 06 a 27 de Outubro de 2019. “Nós queremos acolhê-la com alegria e amor na qual a exortação apostólica do Papa Francisco dirige-se ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade”, disse.

04/01/2020

Lições e propósitos para 2020

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
A memória é uma reserva técnica e experiencial de lições consolidadas na vivência, a serem aprendidas e, muitas delas, revisitadas. Para isso, exige-se humildade, qualidade daqueles que têm alma de peregrino aprendiz, livre da habitual pretensão humana de acreditar que tudo sabe – cegueira que estreita horizontes e leva, até mesmo, à desconsideração de evidências interpelantes. E o começo de um ano novo depende da memória e de suas muitas lições para que sejam assumidos propósitos capazes de alimentar a esperança.