22/02/2018

Como superar a Violência?



Todos os anos, durante o período da Quaresma, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta e convida toda comunidade a participar da Campanha da Fraternidade, com o principal objetivo de despertar a reflexão e a solidariedade de todos em relação a um problema.
Em 2018, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”. E, extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, o lema: “Vós sois todos irmãos.” Com o objetivo de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus como caminho de superação da violência.
Mas, como podemos superar a violência em nossas comunidade e como podemos promover a paz? Para respondermos essas questões e entendermos mais sobre a Campanha da Fraternidade de 2018, nós vamos conversar com Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá (PR) e presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança.

12/02/2018

Dom João Costa apresenta à imprensa a Campanha da Fraternidade



Fraternidade e Superação da Violência é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), que foram apresentados para a imprensa sergipana pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, que estava acompanhado de membros da Equipe de Campanhas da Arquidiocese, Pe. Adriano Andrade e José Lourenço. A Coletiva ocorreu na manhã de 8 de fevereiro, na Cúria Metropolitana.
Dom João destacou sobre o objetivo Geral e sobre os objetivos específicos (que seguem abaixo) e chamou a atenção de todos para a superação desta problemática. “É preciso que governos e sociedade se unam para combater a violência, principalmente os governos que devem programar políticas públicas que possam atacar o problema antes que ele aconteça”, evidenciou Dom João, declarando ser a educação de qualidade e a assistência social aos mais necessitados como formas de minimizar a violência.
O padre Adriano, Assessor Eclesiástico para as Campanhas, reforçou que também um dos grandes desafios para a superação da violência é a reconstituição das famílias. “As famílias, em sua grande parcela, estão destroçadas, desagregadas e elas são o grande pilar de preparação das pessoas para a vida social e nisso nós da Igreja podemos contribuir para a sua solidificação como família cristã, que tem Cristo como centro, o que afasta o engajamento em caminhos tortuosos”, declarou.
José Lourenço relatou que estão sendo montados seminários e indicativos de ações para que as paróquias possam desenvolver atividades para contribuir com a prática concreta da Campanha da Fraternidade em seu objetivo maior que é superar o aumento da violência.
A Campanha será lançada nacionalmente e na Arquidiocese de Aracaju na quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro, às 16h30 com Missa, no espaço anexo a Rádio Cultura, onde passaram a ocorrer às celebrações da Catedral Metropolitana, que por conta da restauração será fechada para celebrações a partir deste final de semana.
* Fonte: arquidiocesedearacaju.org

04/02/2018

Escola Vivencial do GED Aracaju promove estudo sobre "Violências"



O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Aracaju, através da Escola Vivencial de Formação Setor Grande Aracaju reinicia suas atividades em 2018 promovendo no dia 05 de fevereiro a primeira parte do estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Violências”, que será ministrado pela psicóloga Andréia Felício na Sede MCC localizada na rua Propriá, nº. 222, Aracaju, com acolhida às 19:30 e palestra às 20:00h. O estudo será continuado no dia 19 de fevereiro.