O QUE É O MCC – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE
O
Movimento de Cursilhos de Cristandade é um movimento da Igreja Católica
Apostólica Romana que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do
fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando
núcleos de cristãos, que irão fermentar de Evangelho os ambientes. Possui reconhecimento pontifício definitivo e estatuto nacional aprovado pela CNBB.
O CARISMA DO MCC
"Evangelizar os Ambientes": família, mundo do trabalho, mundo da cultura e educação, mundo dos meios de comunicação, a Casa Comum, saúde, economia, mundo da política, dentre outros ambientes, geográficos ou existenciais.
A ESPIRITUALIDADE DO MCC…
1.
Está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e
filhas (cf. Rm 8,39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4,18);
2.
É alimentada pela Graça – Vida Divina consciente,
crescente e comunicante – (Jo 6,34-40; 4,13-14), que leva a uma efetiva
experiência de Deus;
3.
Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt
5,48; 18,3; Lc 1,17) que leve seus participantes à santidade (CHL 30);
4.
Concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização/Inculturação) dos ambientes
(Lc 13,21; 1Cor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14).
A ENCARNAÇÃO DESSA ESPIRITUALIDADE
O
cursilhista é um cristão que busca, movido pela ação do Espírito Santo, viver
essa espiritualidade:
·
Peregrinando, em comunhão plena com a comunidade
eclesial, inserido nas realidades deste mundo, em busca da pátria futura (Hb
13,14-16);
·
Seguindo a Jesus Cristo (Mc 10,21; Mt 16,24),
- deixando-se impregnar pela Graça (Vida Divina) e
- comunicando-a (Jo 10,10; Jo 15,13; Jo 20,31);
- deixando-se impregnar pela Graça (Vida Divina) e
- comunicando-a (Jo 10,10; Jo 15,13; Jo 20,31);
·
Vivenciando um processo de conversão
- que, progressivamente, o leve à santidade de vida (Mt 5,48; Rm 1,7);
- alimentado pela Palavra de Deus, pela Oração e pelos Sacramentos (Mt 4,4; Jo 8,51; 6,35.51);
- que, progressivamente, o leve à santidade de vida (Mt 5,48; Rm 1,7);
- alimentado pela Palavra de Deus, pela Oração e pelos Sacramentos (Mt 4,4; Jo 8,51; 6,35.51);
·
Testemunhando a Boa Notícia nos seus ambientes (Lc
24,48; At 1,8. 2,32)
- unido em “pequenas comunidades de fé” e amizade (Núcleos/Grupos) (Mt 18,20.; Mc 6,7; Doc. 62 CNBB, n.121);
- unido em “pequenas comunidades de fé” e amizade (Núcleos/Grupos) (Mt 18,20.; Mc 6,7; Doc. 62 CNBB, n.121);
- visando a neles introduzir, pela
vida e pela palavra (anúncio explícito de Jesus Cristo = querigma), os
critérios e valores do Evangelho (“Evangelii Nuntiandi”, 18-20) – Fermento
(1Cor 5,6; Gl 5,9), Sal (Mt 5,13; Mc 9,50; Cl 4,6) e Luz (Mt 5,14; Lc 11,35-36;
Jo 8,12) – (Evangelização ambiental = inculturação).
OS OBJETIVOS DO MCC
Da
definição extraímos as finalidades do MCC:
·
Finalidade Imediata: vivência do fundamental
cristão – que significa viver a Graça, a Vida Divina em nós, realizando o Plano
de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo;
·
Finalidade Mediata: convivência em
núcleos/grupos/pequenas comunidades de fé presentes nos ambientes, procurando
neles introduzir o fermento do amor, da fraternidade, da justiça, do perdão…
·
Finalidade Específica:
evangelização ambiental, com a qual se procura levar os cursilhistas a ser
fermento dos valores do Evangelho nos seus próprios ambientes.
O MÉTODO DO MCC
O método
do MCC se centra:
·
na seleção de ambientes e candidatos
(Pré-Cursilho);
·
no fomento de uma conversão autêntica
e progressiva dos cursilhistas (Cursilho);
·
na volta dos que viveram o Cursilho
ao lugar de onde saíram, seu acompanhamento nas tarefas de fermentar seus
ambientes e sua vinculação vital com os outros cristãos comprometidos
(Pós-Cursilho).
Ele tem as
seguintes características: querigmático; cristocêntrico; testemunhal; pessoal;
caminho de conversão; comunitário e indutivo.
O USO DO MÉTODO
O
Pré-Cursilho, o Cursilho e o Pós-Cursilho (os três tempos do MCC) constituem um
todo invisível. Para que o Movimento seja autêntico e para que sua finalidade
seja alcançada, o Método deve ser aplicado na sua totalidade; em coerência com
a finalidade concreta de cada um de seus tempos.
O PÓS-CURSILHO
O MCC
oferece aos seus membros, através das formas e do processo dinâmico do
Pós-Cursilho, os meios para que se cumpram o que se lhes exige como membros da
Igreja: a vocação à santidade; a participação na comunidade; a evangelização.
O
Pós-Cursilho se destina a ajudar os leigos a cumprir essas exigências, na
medida em que eles se esforçam para alcançar a finalidade última do Movimento:
“criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes”.
O MCC
desenvolve sua ação evangelizadora através de NÚCLEOS DE CRISTÃOS. E, como
auxílio ou suporte para os núcleos, as REUNIÕES e as ULTRÉIAS desses núcleos.
O método
de trabalho missionário do Núcleo é VER, JULGAR e AGIR – VJA. A ação dos
núcleos nos ambientes caracteriza-se por ser uma ação transformadora, de acordo
com os postulados da Nova Evangelização.
AS PRIORIDADES DO MCC
As
prioridades do MCC decididas em Assembléias Nacionais são:
·
Formação integral;
·
Busca dos batizados afastados;
·
Jovens;
·
Pastoral Urbana (e, no contexto da
Pastoral Urbana, os Meios de Comunicação Social).
AS ESTRUTURAS OPERACIONAIS
Por
estruturas operacionais entendem-se aquelas estruturas que ajudam o Movimento a
alcançar seus objetivos. Fundamentalmente são duas: a ESCOLA e os GRUPOS
EXECUTIVOS (Diocesanos, Regionais e Nacional).
A ESCOLA VIVENCIAL DE FORMAÇÃO
É uma
comunidade de cristãos que, desejando ser discípulos, procuram capacitar-se
para “conhecer cada vez mais as riquezas da fé e do Batismo e vivê-las
em plenitude crescente”. Na dinâmica desse conhecimento incluem-se a
convivência fraterna, o estudo da Palavra de Deus e sua conscientização, a
planificação racional da ação evangelizadora e os caminhos do MCC para atingir
seus objetivos. A Escola é, pois, fundamentalmente, vivencial.
A formação
integral dada na Escola, deve abranger:
·
a formação espiritual;
·
a formação doutrinal;
·
a formação social;
·
a formação no campo dos valores
humanos.
GRUPOS EXECUTIVOS
São grupos
constituídos por cristãos responsáveis pelo MCC nas Dioceses (GED), nas Regiões
Pastorais em que está dividida a Igreja no Brasil (GER), e no nível Nacional
(GEN). Não são organismos de mando e não exercem qualquer poder, nem têm
jurisdição sobre outros grupos. São, antes, sinais e promotores de comunhão e
participação.
BREVE HISTÓRICO DO MCC
O Movimento
de Cursilhos ou “a obra dos Cursilhos”, como se dizia, teve seu início no
singular contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas
décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola
(Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes espirituais
eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.
Participando
de peregrinações promovidas pela JACE a destacados Santuários nacionais e,
especialmente da preparação e realização da grande Peregrinação levando 80.000
jovens a Santiago de Compostela, em agosto de 1948, intuíram eles a “obra
dos Cursilhos”. Aqueles “cursilhos” ou pequenos cursos preparatórios
à peregrinação, ministrados a milhares de jovens por toda a Espanha, durante
vários anos, poderiam continuar a ser desenvolvidos, agora com outro
direcionamento.
Um
eixo doutrinário específico, constituído pelo anúncio jubiloso do Evangelho,
através de um método próprio – o querigmática-vivencial – facilitaram a
conversão entusiasmada de muitos jovens e sua inscrição nas fileiras da JACE. A
conquista do mundo para Cristo era sua bandeira.
Alguns
jovens sacerdotes da Diocese maiorquiana trabalhando com a Ação Católica e com
a JACE, estavam naturalmente influenciados pelas ainda recentes
Encíclicas “Mystici Corporis” (1943) e “Mediator Dei” (1947),
do Papa Pio XII. Essas circunstâncias facilitaram a descoberta do eixo
doutrinário dos “cursilhos”: a GRAÇA seria a sua decisiva e fundamental
motivação. O método característico do Movimento surgiu do seu cunho vivencial,
na emotividade das pessoas, o que não deixava de ser sumamente oportuno.
Em 1953,
na 15ª Assembléia Geral da JACE, tentando resolver dificuldades internas e
relacionamento e de estrutura, D. Hervás deu àqueles “cursillos” o
nome de Cursilhos de Cristandade.
O MCC
chegou ao Brasil trazido pela missão Católica Espanhola sendo que o 1º Cursilho
Masculino foi realizado na cidade de Valinhos, em São Paulo, em 1962.
Na arquidiocese de Aracaju chegou em 1972, e sua sede diocesana localiza-se na Rua Propriá, 222, centro, Aracaju-SE. Das três escolas de formação existentes, a Escola Vivencial Arquidiocesana de Formação de Aracaju funciona no mesmo endereço da Sede diocesana, às segundas-feiras a partir das 20:00h com temas que promovem a formação integral e permanente, além de outras atividades externas de formação.
Na arquidiocese de Aracaju chegou em 1972, e sua sede diocesana localiza-se na Rua Propriá, 222, centro, Aracaju-SE. Das três escolas de formação existentes, a Escola Vivencial Arquidiocesana de Formação de Aracaju funciona no mesmo endereço da Sede diocesana, às segundas-feiras a partir das 20:00h com temas que promovem a formação integral e permanente, além de outras atividades externas de formação.