24/11/2020

MCC GED Aracaju realiza Assembleia Diocesana na modalidade online dias 30/11 e 03/12/2020

O Movimento de Cursilhos de Cristandade da Arquidiocese de Aracaju realizará a Assembleia Diocesana dias 30/11 e 03/12/2020 na modalidade online devido à pandemia.

*Convocação ASSEMBLEIA DIOCESANA MCC GED 2020* 

Irmãos Decolores da Arquidiocese Aracaju, a Paz!

Em conformidade com o Estatuto Canônico do MCC e Regimento Interno GED, considerando Pandemia e reunião do GED que definiu data, convoco-os para Assembleia Diocesana Anual do MCC GED Aracaju 2020 Online que será realizada nos dias 30/11/2020 e 03/12/2020, sempre às 19h, com o tema "MCC: o Profetismo como caminho de santificação", com a presença  Celso Pereira, Coordenador Regional, de Pe. José roberto, Assessor Nacional e Pe. Bosco Leite, Assessor Eclesiástico Diocesano.

A Missa de Ação de Graças pelos 48 anos do MCC em nossa Arquidiocese será presencial dia 04/12/2020 às 19h30 na Paróquia N. S. da Luz (Jabutiana, Aracaju) celebrada por Padre João Bosco Leite.

Inscrições: até 29/11/2020 clicando no link: https://forms.gle/hF23TkQpzBWdE7h66

Acesse Ofício de Convocação

"O Amor de Cristo nos impulsiona!" (2 Cor 5,14)

Fraternalmente,

Otacílio J. R. Cerqueira

Coordenador Diocesano MCC GED Aracaju


14/11/2020

MENSAGEM DA CNBB SOBRE ELEIÇÕES 2020

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após reunião virtual de seu Conselho Permanente, realizada na quarta-feira, 28 de outubro, divulgou uma mensagem sobre as Eleições municipais deste ano. No documento, a entidade expressou, à luz da Doutrina Social da Igreja Católica e do magistério do Papa Francisco, a compreensão sobre a política como um conjunto de ações pelas quais se busca uma forma de convivência entre indivíduos, grupos e nações que ofereçam condições para a realização do bem comum.

O Conselho Permanente da CNBB é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da Conferência e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo, nos limites do Estatuto da entidade. É constituído pela presidência da CNBB, pelos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais (CONSEP) e os membros eleitos dos Conselhos Episcopais Regionais (CONSER), os 18 regionais da entidade.

A CNBB entende que os cristãos, leigos e leigas, não podem “abdicar da participação na política” (Christifideles Laici, 42). “Esse protagonismo é próprio do laicato. Cabe a ele, de maneira singular, a exigência do Evangelho de construir no mundo o bem comum na perspectiva do Reino de Deus. O clero, guiado pela Doutrina Social da Igreja e atendo-se às normas da igreja quanto à sua participação na vida político-partidária, assume o que lhe é específico nas suas responsabilidades políticas quando cuida da formação, incentiva e acompanha o laicato”, diz um trecho.

Papel e perfil de prefeitos e vereadores

Em um trecho do documento, a Conferência aponta o dever dos prefeitos e vereadores eleitos: “contribuir com ações  eficazes, nos campos da saúde, educação, segurança, transporte, assistência social, moradia, direito à alimentação e proteção da família, entre outros. Darão bons frutos os  políticos que priorizarem o bem comum e a vida plena, desde a concepção até a morte natural, de todos dos cidadãos, sem quaisquer discriminações, nunca buscando seus próprios interesses pessoais e corporativos”.

A CNBB chama a atenção dos cristãos católicos a estarem atentos quanto ao histórico e ao perfil dos candidatos, alertando que “não pode produzir bons resultados o político que atenta contra a vida, trabalhando por políticas públicas que favoreçam o aborto, fazendo campanha eleitoral com discursos de ódio, defendendo o uso da violência, o recurso às armas e se atrelando ao tráfico de drogas e às milícias. Quem não se compromete com os excluídos e se mostra indiferente diante da morte de pessoas e das graves feridas do meio ambiente não merece o voto de quem deseja uma sociedade justa e democrática”. Confira, abaixo, a íntegra da mensagem.

06/11/2020

"O Voto nas eleições" - Dom Valmor Chagas

O sentido da democracia e a responsabilidade individual na definição do voto, na liberdade de se escolher candidatos, estão inscritos nas eleições. É, como se costuma dizer, uma “festa da democracia”, com resultados que repercutem na vida de todos. Uma “festa” que não pode ser celebrada de qualquer modo. É preciso discernir e escolher adequadamente os candidatos. O sistema democrático assegura a participação dos cidadãos na eleição de diferentes opções políticas e garante aos governados a possibilidade de controlar seus governantes. Mas, dentro dessas possibilidades da democracia, merece especial atenção o alcance e o peso do voto nas eleições.

A “festa da democracia” nas eleições é frequentemente precedida por iniciativas de conscientização a respeito do exercício da liberdade e do dever de votar. Um processo educativo que busca amadurecer entendimentos relacionados à organização e ao sentido das instituições democráticas. Nem sempre se tem a clareza requerida a respeito de processos, tarefas e responsabilidades no contexto de democracias. Trata-se de algo tão complexo que, a cada eleição, se faz necessária a retomada de princípios e entendimentos indispensáveis ao exercício da cidadania. Partilham-se critérios que contribuem para escolhas mais assertivas na hora do voto. Entre esses princípios está a compreensão de que uma autêntica democracia só é possível em um Estado de direito e a partir de adequada concepção sobre o ser humano.

03/11/2020

MCC da Arquidiocese de Aracaju realiza estudo sobre a Exortação Apostólica “Gaudete et Exultate”


A coordenação do MCC na Arquidiocese de Aracaju orienta as Escolas Vivenciais, Setores e  Núcleos pertencentes ao GED que utilizem como material de estudo no mês de novembro/2020 a Exortação Apostólica “Gaudete et Exultate” em grupo. Além n
o dia-a-dia, em família, no trabalho ou nas Ações sociais, tentar percorrer os vários caminhos da santidade propostos por ela, conforme Carta de Padre Beraldo, da Equipe Sacerdotal do Grupo Executivo Nacional do Movimento (GEN).

Baixar os arquivos:

Exortação

Carta de Pe. Beraldo Out20

Avante Decolores! Abraço!!

Fraternalmente,

Otacílio Cerqueira

Coord. Diocesano MCC GED Aracaju