Páginas

29/07/2019

CNBB emite nota sobre situação dos povos indígenas Wajâpi, no Amapá


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acompanha atentamente os desdobramentos da crise socioambiental que vem se agravando e atinge de modo fatal os povos da Amazônia, particularmente os indígenas.
A presidência da CNBB manifesta preocupação com a elucidação da morte do líder da etnia Wajãpi, ocorrida no dia 24 de julho, no Estado do Amapá. Reforça, também, o que o episcopado brasileiro indicou na mensagem divulgada em maio deste ano, em sua 57ª Assembleia Nacional:

19/07/2019

Sínodo: "Amazônia pede à Igreja que seja sua aliada"


O mundo amazônico pede à Igreja que seja sua aliada: esta é a alma do Documento de Trabalho (Instrumentum Laboris) publicado no dia 17 de junho d 2019 pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e apresentado à imprensa.
O Documento é fruto de um processo de escuta que teve início com a visita do Papa Francisco a Puerto Maldonado (Peru) em janeiro de 2018, prosseguiu com a consulta ao Povo de Deus em toda a Região Amazônica por todo o ano e se concluiu com a II Reunião do Conselho Pré-Sinodal, em maio passado.
O documento assinala que a vida na Amazônia está ameaçada pela destruição e exploração ambiental. Clique aqui e acesse o Documento na íntegra.

09/07/2019

Barco-Hospital Papa Francisco: “estamos diante de um milagre”, afirma Dom Bernardo


A embarcação hospitalar inspirada e solicitada pelo próprio Papa Francisco foi inaugurada no último final de semana, em meio à comunidade amazônica do Pará que será beneficiada com o projeto. De fato, 700 mil pessoas que vivem ao longo do Rio Amazonas vão receber atendimento básico à saúde e poderão fazer exames preventivos ao câncer. “Estamos aqui realmente diante de um milagre e, se Deus quiser, vamos poder atender muita gente”, afirma Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos.