Nos seres
humanos, a alma e o corpo são uma unidade; são um só. Nós não somos almas
presas num corpo à espera de libertação, nem somos apenas corpos que
desenvolveram funções cerebrais superiores.
A Igreja
fala da unidade “profunda” de alma e corpo. Espírito e matéria “não são duas naturezas
unidas, mas a sua união é que forma uma única natureza”.
É difícil
enfatizar o quanto este ensinamento é importante e o quanto é fácil entendê-lo
errado.
Aqui vão 14
verdades que se desdobram da unidade de alma e corpo:
“Que obra de
arte é um homem!”, disse Hamlet. “Quão nobre de razão, quão infinito de
faculdades! Em forma e movimento, quão admirável! No agir, quão angelical! No
apreender, quão semelhante a um deus! A beleza do mundo! O parâmetro dos
animais!”.
Somos parte
animal e parte “anjo”; somos feitos de pó e sonhamos em alcançar as estrelas.
Na imagem marcante do livro do Gênesis, Deus nos faz a partir do barro e
inspira em nós o sopro da vida.
Se a Igreja
está certa, nós somos nobres e belos; se a Igreja está errada, somos meros
receptáculos de prazeres fugazes, altamente desenvolvidos.
2. A arte
pode ser grandiosa!
Quando
criamos arte, expressamos ideias intangíveis mediante matéria tangível,
audível, visível. A arte utiliza os nossos sentidos para falar à nossa alma.
Se a Igreja
está certa sobre a unidade de alma e corpo, então a arte é um canal para uma
beleza que nos transcende. Mas se a Igreja está errada, a arte é só um
exercício de criatividade em que existe muito menos do que aparece aos olhos.
3. A lei
natural importa!
O que
fazemos com o nosso corpo, ainda que de modo independente das nossas intenções
interiores, importa. O nosso corpo, de fato, é “nós”: não é que nós “temos” um
corpo – nós “somos” corpo-e-alma! E, portanto, somos responsáveis pelas nossas
ações.
Mas, se a
Igreja está errada, não podemos acusar ou encontrar culpa em ninguém, porque
não temos como julgar as intenções dos outros e porque seus corpos simplesmente
respondem a forças pelas quais eles não são responsáveis.
4. A
encarnação de Deus é possível!
As heresias
cristológicas iniciais tentavam separar a divindade e a humanidade de Jesus
Cristo: será que a alma dele era Deus, mas o seu corpo não era? Será que Ele
era um Deus “menor” porque “tinha” corpo? Será que Ele “se tornou” Deus no
batismo? A unidade de alma e corpo resolve todas essas heresias: Ele sempre foi
quem Ele é: verdadeiro Deus e verdadeiro homem!
Se a Igreja
está errada sobre a unidade de alma e corpo, então Jesus não pode ser Deus e
nós não podemos ser redimidos. Se a Igreja está certa, a nossa fé não é em vão.
5. Os
edifícios da Igreja importam!
Se a alma e
o corpo não são um só, então não importa a aparência das igrejas: elas são só
alguma coisa a que o corpo reage por instinto. Mas se a alma e o corpo são um
só, então as igrejas devem ser, também na sua construção material, testemunhos
elevados da grandeza de Deus.
Sem o
ensinamento sobre a unidade de corpo e alma, as igrejas poderiam ser vazias ou
priorizar formas geométricas que não distraíssem a nossa alma. Com este
ensinamento, porém, elas podem e devem ser preenchidas com ícones e imagens
atraentes também para a nossa natureza corpórea.
6. Os
sacramentos são necessários!
Sem este
ensinamento, seria inútil que a matéria transmitisse a graça.
Mas, com
este ensinamento, podemos ter acesso à graça através de coisas comuns, táteis,
transformadas por um sacerdote: a água, o pão, a mão que unge, a palavra
falada…
7. Maria é
especial!
Sem este
ensinamento, Maria seria apenas uma mãe de aluguel que só carregou o corpo de
Jesus. Mas, com
este ensinamento, ela é a Mãe de Deus!
8. Os santos
importam!
Sem este
ensinamento, só celebraríamos os mistérios da vida de Cristo.
Com este
ensinamento, porém, podemos também celebrar os grandes homens e mulheres que partilharam
a vida de Cristo em sua própria vida!
9. O sexo
importa!
Sem este
ensinamento, a sexualidade é mero entretenimento e não importa nem o número nem
o tipo de parceiros.
Com este
ensinamento, no entanto, a sexualidade é a conexão espiritual mais íntima
possível entre um homem e uma mulher e precisa ser tratada com dignidade e
propósito!
10. As obras
de misericórdia importam!
Sem este
ensinamento, dar de comer e de beber, vestir e abrigar o necessitado são
simples questões de decoro público, não atos de misericórdia.
Mas, com
este ensinamento, estamos não apenas gerindo necessidades de corpos alheios,
mas amando os nossos irmãos!
11. O
exercício físico importa!
Sem este
ensinamento, cuidar do corpo não é relevante; ou, pelo menos, não tanto quanto
da alma. O corpo, contudo, é parte de quem nós somos! E isto significa que
devemos cuidá-lo bem.
12. …mas sem
exageros!
É
consequência deste ensinamento: a Igreja rejeita a noção neopagã que tende a
promover o culto do corpo, a sacrificar tudo por ele, a idolatrar a perfeição
física e o sucesso nos esportes.
13. O
casamento não é mera construção jurídica!
Sem este
ensinamento, o casamento seria só um contrato entre qualquer grupo de duas ou
mais pessoas, ligadas por quaisquer necessidades mútuas.
Com ele, porém,
o casamento é a união de um homem e de uma mulher com o objetivo final de gerar
e criar filhos por amor – filhos que jamais foram, são ou serão meros
“amontoados de células”!
14. Seus
órgãos genitais e seus cromossomos importam!
Se o seu
corpo e alma não são uma unidade, então a sua identidade de gênero é um
conceito que fica escondido dos outros. Mas se o seu corpo e a sua alma são uma
unidade, então as outras pessoas sabem dizer o que você é – ainda que as
ideologias inventem outra coisa.
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Fonte: Aleteia.org