Mensagem
do Papa Francisco para a Quaresma 2019
Boletim
da Santa Sé
«A
criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos
de Deus»«A criação encontra-se em expectativa ansiosa, aguardando a revelação
dos filhos de Deus»(Rm 8, 19)
Queridos irmãos
e irmãs!
Todos
os anos, por meio da Mãe Igreja, Deus «concede aos seus fiéis a graça de se
prepararem, na alegria do coração purificado, para celebrar as festas pascais,
a fim de que (…), participando nos mistérios da renovação cristã, alcancem a
plenitude da filiação divina» (Prefácio I da Quaresma). Assim, de Páscoa em
Páscoa, podemos caminhar para a realização da salvação que já recebemos, graças
ao mistério pascal de Cristo: «De facto, foi na esperança que fomos salvos» (Rm
8, 24). Este mistério de salvação, já operante em nós durante a vida terrena, é
um processo dinâmico que abrange também a história e toda a criação. São Paulo
chega a dizer: «Até a criação se encontra em expectativa ansiosa, aguardando a
revelação dos filhos de Deus» (Rm 8, 19). Nesta perspectiva, gostaria de
oferecer algumas propostas de reflexão, que acompanhem o nosso caminho de
conversão na próxima Quaresma.
A
celebração do Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, ponto
culminante do Ano Litúrgico, sempre nos chama a viver um itinerário de
preparação, cientes de que tornar-nos semelhantes a Cristo (cf. Rm 8, 29) é um
dom inestimável da misericórdia de Deus.
Se
o homem vive como filho de Deus, se vive como pessoa redimida, que se deixa
guiar pelo Espírito Santo (cf. Rm 8, 14), e sabe reconhecer e praticar a lei de
Deus, a começar pela lei gravada no seu coração e na natureza, beneficia também
a criação, cooperando para a sua redenção. Por isso, a criação – diz São Paulo
– deseja de modo intensíssimo que se manifestem os filhos de Deus, isto é, que
a vida daqueles que gozam da graça do mistério pascal de Jesus se cubra
plenamente dos seus frutos, destinados a alcançar o seu completo amadurecimento
na redenção do próprio corpo humano. Quando a caridade de Cristo transfigura a
vida dos santos – espírito, alma e corpo –, estes rendem louvor a Deus e, com a
oração, a contemplação e a arte, envolvem nisto também as criaturas, como
demonstra admiravelmente o «Cântico do irmão sol», de São Francisco de Assis
(cf. Encíclica Laudato si’, 87). Neste mundo, porém, a harmonia gerada pela
redenção continua ainda – e sempre estará – ameaçada pela força negativa do
pecado e da morte.
2. A força
destruidora do pecado
Com
efeito, quando não vivemos como filhos de Deus, muitas vezes adotamos
comportamentos destruidores do próximo e das outras criaturas – mas também de
nós próprios –, considerando, de forma mais ou menos consciente, que podemos
usá-los como bem nos apraz. Então sobrepõe-se a intemperança, levando a um
estilo de vida que viola os limites que a nossa condição humana e a natureza
nos pedem para respeitar, seguindo aqueles desejos incontrolados que, no livro
da Sabedoria, se atribuem aos ímpios, ou seja, a quantos não têm Deus como
ponto de referência das suas ações, nem uma esperança para o futuro (cf. 2,
1-11). Se não estivermos voltados continuamente para a Páscoa, para o horizonte
da Ressurreição, é claro que acaba por se impor a lógica do tudo e
imediatamente, do possuir cada vez mais.
Como
sabemos, a causa de todo o mal é o pecado, que, desde a sua aparição no meio
dos homens, interrompeu a comunhão com Deus, com os outros e com a criação, à
qual nos encontramos ligados antes de mais nada através do nosso corpo.
Rompendo-se a comunhão com Deus, acabou por falir também a relação harmoniosa
dos seres humanos com o meio ambiente, onde estão chamados a viver, a ponto de
o jardim se transformar num deserto (cf. Gn 3, 17-18). Trata-se daquele pecado
que leva o homem a considerar-se como deus da criação, a sentir-se o seu senhor
absoluto e a usá-la, não para o fim querido pelo Criador, mas para interesse
próprio em detrimento das criaturas e dos outros.
Quando
se abandona a lei de Deus, a lei do amor, acaba por se afirmar a lei do mais
forte sobre o mais fraco. O pecado – que habita no coração do homem (cf. Mc 7,
20-23), manifestando-se como avidez, ambição desmedida de bem-estar,
desinteresse pelo bem dos outros e muitas vezes também do próprio – leva à
exploração da criação (pessoas e meio ambiente), movidos por aquela ganância
insaciável que considera todo o desejo um direito e que, mais cedo ou mais
tarde, acabará por destruir inclusive quem está dominado por ela.
3. A força
sanadora do arrependimento e do perdão
Por
isso, a criação tem impelente necessidade que se revelem os filhos de Deus,
aqueles que se tornaram «nova criação»: «Se alguém está em Cristo, é uma nova
criação. O que era antigo passou; eis que surgiram coisas novas» (2 Cor 5, 17).
Com efeito, com a sua manifestação, a própria criação pode também «fazer
páscoa»: abrir-se para o novo céu e a nova terra (cf. Ap 21, 1). E o caminho
rumo à Páscoa chama-nos precisamente a restaurar a nossa fisionomia e o nosso coração
de cristãos, através do arrependimento, a conversão e o perdão, para podermos
viver toda a riqueza da graça do mistério pascal.
Esta
«impaciência», esta expectativa da criação ver-se-á satisfeita quando se
manifestarem os filhos de Deus, isto é, quando os cristãos e todos os homens
entrarem decididamente neste «parto» que é a conversão. Juntamente connosco,
toda a criação é chamada a sair «da escravidão da corrupção, para alcançar a
liberdade na glória dos filhos de Deus» (Rm 8, 21). A Quaresma é sinal
sacramental desta conversão. Ela chama os cristãos a encarnarem, de forma mais
intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social,
particularmente através do jejum, da oração e da esmola.
Jejuar,
isto é, aprender a modificar a nossa atitude para com os outros e as criaturas:
passar da tentação de «devorar» tudo para satisfazer a nossa voracidade, à
capacidade de sofrer por amor, que pode preencher o vazio do nosso coração.
Orar, para saber renunciar à idolatria e à autossuficiência do nosso eu, e nos
declararmos necessitados do Senhor e da sua misericórdia. Dar esmola, para sair
da insensatez de viver e acumular tudo para nós mesmos, com a ilusão de
assegurarmos um futuro que não nos pertence. E, assim, reencontrar a alegria do
projeto que Deus colocou na criação e no nosso coração: o projeto de amá-Lo a
Ele, aos nossos irmãos e ao mundo inteiro, encontrando neste amor a verdadeira
felicidade.
Queridos
irmãos e irmãs, a «quaresma» do Filho de Deus consistiu em entrar no deserto da
criação para fazê-la voltar a ser aquele jardim da comunhão com Deus que era
antes do pecado das origens (cf. Mc 1,12-13; Is 51,3). Que a nossa Quaresma
seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à
criação, que «será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a
liberdade na glória dos filhos de Deus» (Rm 8, 21). Não deixemos que passe em
vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de
verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e
voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em
dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais.
Assim, acolhendo na nossa vida concreta a vitória de Cristo sobre o pecado e a
morte, atrairemos também sobre a criação a sua força transformadora.
Vaticano, Festa
de São Francisco de Assis,
4 de outubro de 2018.
FRANCISCO
4 de outubro de 2018.
FRANCISCO