Páginas

29/10/2018

Papa pede vigilância contra demônios


Papa pede vigilância contra demônios
 “O demônio, quando toma posse do coração de uma pessoa permanece ali, como se fosse a sua casa"
A essência do demônio é destruir ou diretamente com vícios e guerras ou tentar fazê-lo “educadamente”, levando a viver com “o espírito da mundanidade”. Este foi o centro da homilia do Papa Francisco na missa celebrada esta manhã (12/10) na Casa Santa Marta. Uma reflexão sobre o Evangelho extraído de Lucas (Lc 11,15-26).
“O demônio, quando toma posse do coração de uma pessoa permanece ali, como se fosse a sua casa e não quisesse sair”, destacou Francisco, acrescentando que quando Jesus expulsa os demônios, eles tentam arruinar a pessoa, fazendo mal “inclusive fisicamente”. Muitas vezes Jesus expulsa os demônios. Mais do que “a luta entre o bem e o mal”, que parece abstrata, o Papa ressaltou que “a verdadeira luta é a primeira luta entre Deus e a antiga serpente, entre Jesus e o diabo”. “E esta luta – advertiu – se faz dentro de nós. Cada um de nós está em luta, talvez sem que saibamos, mas estamos em luta”.
“A essência do demônio é destruir”, disse ainda o Papa, explicando que a sua vocação é precisamente “destruir a obra de Deus”. Francisco advertiu, porém, que o risco é ser como crianças, que chupam o dedo acreditando que não seja assim, que sejam invenções dos padres. O demônio, ao invés, destrói e quando não pode destruir face a face porque tem diante de si uma força de Deus que defende a pessoa, então sendo “mais esperto do que uma raposa”, astuto, busca o modo de tomar posse novamente daquela pessoa.

13/10/2018

Os 10 Mandamentos do Missionário



OUVIR
O missionário deve ser um homem/mulher com grande capacidade de diálogo e escuta, sabendo adaptar-se às culturas e aos ambientes, descobrindo seus valores sem sentir-se superior aos demais. Ele deve ter convicções profundas, porém, nem por isso deve considerar-se o dono da verdade.
ACOLHER
O missionário precisa acreditar numa cultura que considera a pessoa como centro de tudo. Desta forma ele aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso gosta da presença do povo e de ser rodeado por ele. A convivência com o povo é a sua escola de missão.
SOLIDARIZAR
O missionário não pode viver à margem dos problemas do povo, mas também não pode cair em atitudes paternalistas. Ele leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social, com um forte sentido de justiça e de verdade. Ele sabe que os pobres são os preferidos de Deus e a eles se entrega sem condições ou meio termos. Ele deve acreditar sim na Justiça do Reino.
RESISTIR
Consciente da situação em que vive, o missionário sabe aguentar os momentos difíceis, sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que sua missão não tem horários. A resistência a tudo o que atrapalha a caminhada da sua comunidade é a sua força.
ESPERAR
A paciência é uma das virtudes mais missionárias que existe. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história implica saber esperar com paciência o que vai acontecer, pois quem sabe faz a hora.
CRER NO DEUS DA VIDA
A fé em Deus e um amor profundo e pessoal a Jesus Cristo é o fundamental para a vida do missionário. Se não houver fé, não há missão. A fé do missionário tem de converter-se em paixão pelo anúncio do Evangelho.
AMAR SEM CONDIÇÕES
Encontramos Deus e Cristo nos pobres e necessitados e naqueles que morrem ante a indiferença e o desprezo já que eles são os preferidos de Deus. Com os pobres e pelos pobres o missionário percorre os caminhos do Evangelho.
ORAR SEM DESANIMAR
Sem a oração não pode haver vida de fé e sem fé a vida missionária desmorona. Na oração e na escuta da Palavra de Deus o missionário aprende a construir o Reino. A oração é o seu alimento de cada dia e o sustentáculo na missão.
ASSUMIR A CRUZ
Missão, cruz e missionário devem formar um trio inseparável assim como foi na vida de Jesus. Não há outro caminho possível a percorrer. A missão nasce e cresce aos pés da cruz. A constância e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.
SER COERENTE
A credibilidade do missionário apóia-se no testemunho de vida, até as ultimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo, cada dia, sem desanimar frente aos fracassos.
Todos os cristãos são missionários, pois esta é a verdadeira natureza da Igreja. Rezemos para que esta consciência cresça e se difunda em todos os batizados, fazendo reavivar a nossa fé e nos ajudando a levar esta luz a todos os povos e a todos os países de nossa America Latina e do Caribe. 

Fonte: Texto adaptado de um Boletim dos Missionários Combonianos do Chile

02/10/2018

Tema do dia: “Santos Anjos da Guarda” – 02out18


Neste dia celebramos o cuidado paterno-maternal do Criador que se faz presente na nossa caminhada através de seus Anjos. Eles são mensageiros que nós nem sempre identificamos e acolhemos com gratidão. Os Anjos só podem ser percebidos à luz da fé.
1ª Leitura
Vou enviar um anjo na frente de você, para que ele cuide de você no caminho e o leve até o lugar que eu preparei para você. Respeite-o e obedeça a ele. Não se revolte, porque ele leva consigo o meu nome, e não perdoará suas revoltas. Contudo, se você lhe obedecer fielmente e fizer tudo o que eu disser, então eu serei para você inimigo de seus inimigos e adversário de seus adversários. Meu anjo irá à frente de você e o levará aos amorreus, heteus, ferezeus, cananeus, heveus e jebuseus, e eu acabarei com eles. (Ex 23,20-23)