No mundo moderno, vivemos em meio a uma avalanche
de informações que nos atropela e nos sufoca diariamente. A tradicional forma
de comunicação, por meio do discurso passivo, onde a mensagem era emitida e
captada pelas pessoas, está em transformação e a interação entre organizações e
pessoas está em evidência.
Ser apenas mais um entre os milhares que enviam
suas mensagens às pessoas não é suficiente para conquistar adeptos à sua causa.
As organizações precisam saber sua razão de ser e comunicá-la da melhor forma
possível. E qual a melhor forma de fazê-lo senão contando histórias?!
Trabalhando há 17 anos com livros, sei da
importância das histórias na educação das crianças, no anúncio da Palavra de
Deus, na transformação de vidas, de comunidades e até da sociedade como um
todo. Os livros são ricos em histórias e muitas delas se eternizam de tão bem
contadas que foram. Vejam, por exemplo, as histórias da Bíblia, e a própria
história da vida, morte e ressurreição de Jesus!!!
Na Associação Nacional de Livrarias (entidade
setorial onde sou vice-presidente), lançamos uma campanha de marketing com o
slogan "Uma livraria pode transformar sua vida!". E por que
acreditamos nisso? Pois uma única livraria tem uma quantidade imensa de
histórias, esperando ser descobertas por um leitor e quando o livreiro
identifica o que as pessoas buscam, acontece um casamento perfeito entre livro
e leitor.
Agora, há algo ainda que é ainda mais incrível do
que a descoberta de um livro perfeito para um leitor; é a possibilidade que o
livro tem de unir o leitor e o autor da obra (contador de história) numa
jornada única, mesclando a experiência do autor, com a sensibilidade do leitor.
Isso torna o mundo dos livros mágico!
O Storytelling (o ato de contar histórias para
transmitir uma mensagem) é um termo que está em moda no mundo da administração
e consiste numa forma estratégica aplicada para contar uma história, envolvendo
o público com um propósito, sensibilizando e proporcionando às pessoas uma
melhor retenção da mensagem.
É uma boa ferramenta que ajuda a envolver pessoas
em torno de sua experiência sob seus pontos de vistas. Bem aplicado, é uma
grande oportunidade para tornar a Palavra de Deus ainda mais viva e,
naturalmente, mais eficaz!
A comunicação, geralmente ocorre:
- de forma passiva: quando falamos com
as pessoas e elas escutam passivamente, retendo ou não as nossas opiniões;
- de forma interativa: quando
estabelecemos um diálogo por meio de uma conversa, que permita que as pessoas
também emitam as suas opiniões;
- de forma encantadora: quando o protagonista
(o hábil contador de histórias) se aproxima de seu público, dialoga com ele,
mas com convicção e por sua forte experiência, transporta-o para juntos viverem
uma experiência em comum. Seria algo como ler a história de um livro ao lado do
seu autor, interagindo com ele. Aqui entra o storytelling!
Contar e ouvir histórias mexe com a nossa mente e
atinge o nosso coração. Histórias não só despertam a atenção, elas envolvem e
engajam as pessoas! O storytelling, como transmissor de uma mensagem, exerce um
poder "mágico" sobre as pessoas, encantando-as, uma das premissas
básicas do marketing em geral.
E aqui vão algumas dicas para você organizar as
suas histórias, visando melhorar a comunicação da sua organização com as
pessoas num mundo tão poluído de mensagens indiretas.
1) Conte a sua história, ressaltando a sua
experiência!
Boas histórias tem um protagonista. Somos seres
vivos, temos nossas vidas transformadas por situações, mas o foco principal
está no âmbito da pessoa em si e não das coisas, dos cenários. As melhores
histórias são aquelas vividas por pessoas reais. Para conseguir agregar
valor à sua história, não se envergonhe de expor aos ouvintes os seus
sentimentos, a sua experiência vivida.
2) Desperte nas pessoas a necessidade de agir!
As melhores histórias, não só transportam alguém,
como fazem com que as pessoas queiram agir depois de ouvi-las, pois atingiram
os seus corações.
Se a sua causa é nobre, é importante, ela deve ter
um senso de urgência. É preciso que as pessoas ajam e/ou reajam para que as
coisas fiquem melhores. Mostre-lhes como cada um pode fazer a diferença
impactando ao menos uma pessoa, Isso é importante para o êxito da mensagem,
pois incentiva as pessoas a agirem após ouvirem a sua história. Se as pessoas
podem se sentir parte sua história, daqui pra frente, elas irão se envolver
mais.
3) Conte histórias de uma forma simples e
acessível!
Uma história forte nem sempre é aquela rica em
detalhes. A essência é o mais importante. Jesus falava por meio de parábolas e
conseguia muitos adeptos por explanar as suas histórias de forma simples e
acessível a todos, sem exceção.
Resumindo, o storytelling nos oferece a
oportunidade de se criar um relacionamento mais próximo com o nosso público,
seja durante uma apresentação, num vídeo, num texto escrito e pode ser um
grande aliado da evangelização.
Histórias, sentimentos, vitórias e insucessos nos
conectam às pessoas e ajudam a mobiliza-las. Se as pessoas são tocadas por
aquilo que ouviram, com certeza, serão muito mais propensas a compartilharem a
sua história com mais pessoas.
E quando tivermos a Palavra de Deus ao nosso lado,
mais as histórias farão sentido, tocando os corações com eficácia. Assim, tenho
certeza de que podemos evangelizar melhor por meio do storytelling, contando
histórias reais e tocantes.
Fonte: Augusto Mariotto Kater